É verdade! Olhando assim à primeira vista é bem capaz de a gente não saber a diferença entre Público-Alvo e Persona, não é mesmo? Mas não se desespere! Estamos aqui para lhe ajudar com todas as informações necessárias para você se tornar um verdadeiro expert no assunto e enfim definir corretamente quem é seu Público-Alvo ou sua Persona. Você vai aprender também como colocar sua estratégia digital para rodar perfeitamente para cada uma das situações. Tá preparado? Vamos lá!
É verdade! Olhando assim à primeira vista é bem capaz de a gente não saber a diferença entre Público-Alvo e Persona, não é mesmo? Mas não se desespere! Estamos aqui para lhe ajudar com todas as informações necessárias para você se tornar um verdadeiro expert no assunto e enfim definir corretamente quem é seu Público-Alvo ou sua Persona. Você vai aprender também como colocar sua estratégia digital para rodar perfeitamente para cada uma das situações. Tá preparado? Vamos lá!
Público-Alvo é formado por qualquer grupo de pessoas que possuem características sociais em comum e que compartilham do mesmo interesse por produtos e serviços como o seu.
E então? Achou muito técnico? Vamos tentar explicar com um caso fictício pra ficar mais fácil de entender.
Imagine que você possui uma loja de materiais de construção e você precisa desenvolver uma estratégia digital para fazer sua loja disparar em vendas on-line, como em um e-commerce ou marketplace, por exemplo. Pois bem, antes de mais nada você precisa saber com quem você vai dividir seu conteúdo. Assim, depois de realizar uma pesquisa de mercado você descobre que esse grupo de consumidores em sua maioria são homens entre 25 e 45 anos, casados e com renda de mais de três salários mínimos. Esse é o seu Público-Alvo.
Agora vamos entender o que é Persona.
A Persona é o consumidor ideal. Aquele cliente dos seus sonhos! Ela entra em sua loja e adora os seus produtos. Ela também é recorrente, sempre compra mais e ainda indica sua loja para as pessoas que conhece. Essa pessoa é realmente sua fã, concorda? Ela está neste momento habitando os seus sonhos e o que você precisa fazer é trabalhar para fazer essa Persona se tornar realidade.
Então vamos pensar em todas as fases em que esse cliente ideal interage com você e preparar uma comunicação sob medida para ele. Essa é a nossa principal tarefa quando definimos nossa Persona que, diga-se de passagem, pode ser mais de uma. Complicado? Então vamos para mais um exemplo:
Você, ainda como proprietário de uma loja de construção, conhece a Janice, empresária do ramo de imóveis. Janice é uma mulher jovem e ambiciosa e pretende expandir sua empresa e se tornar referência no mercado em pelo menos 2 anos. Para tanto, ela precisa contar com parceiros e fornecedores de confiança para que ela possa formar parcerias potentes que vão levá-la a alcançar seus objetivos. Janice conhece sua loja de materiais de construção através de um artigo que estava lendo no seu Blog (Olha o InBound Marketing aí gente!) e depois de entrar em contato fica maravilhada com seu atendimento e com todas as vantagens que sua empresa oferece. Janice não pensa duas vezes e fecha um contrato anual com você que prevê uma extensa compra de materiais de construção, tão necessários para todos os empreendimentos que ela está programada.
Perfeito! Agora que já sabemos quem são esses grupos, podemos começar a dividir nosso conteúdo digital com eles. Nesse momento você deve estar se perguntando: Se eu vendo materiais de construção, por que eu deveria me preocupar com entregar conteúdo? Bom, podemos falar disso mais adiante… mas você ainda vai descobrir que definir sua estratégia de marketing digital é pautar ela toda em InBound Marketing, ou o tão conhecido Marketing de Conteúdo. Mas, não vamos perder o foco aqui! O importante é saber que você precisa se comunicar com seu público entregando conteúdo relevante sobre materiais de construção para ele, combinado?
Ufa! É bastante informação, meus amigos! Mas acreditamos que agora deu pra entender direitinho a diferença entre Público-Alvo e Persona, não é mesmo?
O Público-alvo muitas vezes é o que você já tem. A Persona é o quê você deve buscar.