Primeiramente, como muitos sabem, seguir uma carreira de empreendedorismo no Brasil não é tarefa das mais fáceis. A montanha é alta e requer atenção constante.
Não há um mapa perfeito que mostre todos os perigos da subida mas ainda assim fizemos questão de traçar uma planta inicial com 7 lições que vão lhe ser de grande valia nessa escalada.
1. Utilize o poder da ação
Além disso, já dizia o ditado “Antes feito que perfeito”. Não perca tempo planejando demais. A situação frequentemente pede agilidade e as experiências empíricas ainda são a melhor faculdade do mundo.
Um sistema Gestão Ágil de Processos (Scrum, por exemplo) pode ser perfeito para essas situações. Elabore Produtos Mínimos Viáveis (MVPs) e esteja pronto para agir.
2. Parceiros de negócios
Ainda assim, seja prudente e não saia nessa aventura sem antes contar com parceiros de negócios de confiança. Considere um sócio se for o caso e delegue bem as tarefas, conduza o seu empreendimento.
3. Compartilhe sua ideia! Fale para onde está indo.
Situações onde você se encontra perdido devem ser evitadas. Quando você conversa do seu negócio com outras pessoas recebe feedbacks que valem ouro e certamente te livrarão de tomar a direção errada.
4. A vida é movimento
De antemão, NÃO fique parado esperando o cliente cair do céu! Movimente não apenas o marketing da sua empresa, mas também a si mesmo. Vá em palestras, eventos e congressos! É hora de criar um rico networking e fazer sua empresa ganhar velocidade.
5. Veja para onde está indo!
Antes de mais nada, Isaac Newton disse uma vez: “Se eu vi mais longe, foi por estar sobre o ombro de gigantes”. A frase ilustra bem o que é contar com a expertise de quem já está no mercado há algum tempo e sabe investir. Dessa forma, se a ideia é contar com um investidor antes tenha certeza que os seus ideais estão alinhados.
6. Com perseverança muito se alcança!
Contudo, nesse espinhaço você vai encontrar burocracia, dura carga tributária, concorrência e uma série de desventuras mercadológicas que são de fazer perder o ímpeto empreendedor.
Não desista!
Sobretudo, verdadeiros empreendedores possuem espírito conquistador e perseguem seus sonhos a qualquer custo. É esse sentimento que vai levar seu negócio até o topo do mercado.
7. Enfim, a Cultura Organizacional
Acima de tudo, seus valores lhe trouxeram até esse ponto na jornada. A empresa vai bem e o número de clientes só faz aumentar.
Bom, você criou um modelo de sucesso!
Nada mais justo que dividir esse mindset com o seu pessoal e criar uma cultura organizacional única que servirá de pavimento para os caminhos futuros da empresa e fortalecer ainda mais o empreendedorismo no Brasil.
Gostou do artigo?
Então que tal dar o ponta-pé inicial no seu negócio criando uma identidade visual para ele!
Desde já deixe seu comentário! Sua opinião é importante e sempre ajuda a melhorar o Blog.